Prof. Dr. Marcelo Taveres

CRP-01/7656

Com mais de 40 anos de experiência, o Prof. Dr. Marcelo Tavares iniciou sua carreira focando na prática clínica. Durante seis anos na Califórnia, EUA, trabalhou intensivamente com intervenção em crise e com pacientes de difícil acesso, incluindo aqueles em risco de suicídio e com transtornos de personalidade.

Desde seu retorno da Califórnia, atua como professor, supervisor clínico e orientador de pesquisas no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).

Participou da construção das Diretrizes Nacionais de Prevenção do Suicídio e de várias outras iniciativas preventivas importantes.

Sua ampla experiência clínica permitiu o desenvolvimento da Escuta Focada na Experiência (EFE) como uma abordagem terapêutica organizada e estruturada para lidar com diversas situações clínicas, incluindo o sofrimento psíquico grave e comportamentos de risco.

Marcelo Tavares é Psicólogo pela UFMG, atualmente com mais de 40 anos de experiência. Ele estudou na United States (Alliant) International University, onde se tornou Mestre em Psicologia e Doutor em Psicologia Clínica (Ph.D.) em 1993, com ênfases humanistas, psicodinâmicas e sistêmicas.

Neste período, também fez formação Psicanalítica das Relações Objetais na Washington School of Psychiatry, onde teve contato com professores britânicos e norte-americanos.

Durante seis anos na Califórnia, dedicou-se intensivamente à Intervenção em Crise, trabalhando com pacientes com sofrimento psíquico grave e pacientes de difícil acesso, incluindo aqueles em risco de suicídio e com transtornos de personalidade.

Essa experiência permitiu explorar os limites e o potencial terapêutico de uma variedade de técnicas e desenvolver uma ampla expertise clínica.

Iniciou na Universidade de Brasília (UnB) em 1993 e, desde então, ocupa a posição de professor, supervisor clínico e pesquisador, além da liderança em um grupo de estudos. Foi fundador e coordenador do Laboratório Saúde Mental e Cultura (1994-2024).

Também fundou e coordena o Núcleo de Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio (2002-atual). Atuou como orientador de pós-graduação PsiCC, IP/UnB (1994-2020).

Marcelo é reconhecido como um profissional engajado e experiente, cujo trabalho abrange a formação de terapeutas, o estudo das interações terapêuticas, a intervenção em crise, a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental em diferentes contextos.

Entre suas realizações destacam-se a Entrevista Clínica para o DSM-IV, a entrevista “História e Avaliação de Risco de Suicídio” e a aplicação de técnicas de psicoterapia psicodinâmica breve. Criou e coordenou o “Programa de Saúde Integral de Universitários” vinculado inicialmente ao Decanato de Assuntos Comunitários e posteriormente ao Decanato de Recursos Humanos da UnB (2003-2010).

Este projeto atendia emergencialmente e acompanhava terapeuticamente estudantes universitários em crise suicida. Participou por dois anos como representante da UnB do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde no desenvolvimento das Diretrizes Nacionais de Prevenção do Suicídio (2005–2005). Durante oito anos, desenvolveu um projeto de intervenção em crise em dois grandes hospitais regionais de Brasília com pacientes internados após uma tentativa de suicídio para atendimento emergencial resultantes dos agravos físicos autoprovocados.

Estes estudos e atendimentos clínicos propiciaram o desenvolvimento da abordagem Escuta Focada na Experiência (EFE), com o objetivo explícito de facilitar o desenvolvimento de habilidades de escuta de profissionais da psicologia e outras áreas da saúde mental, capacitando-os para o exercício seguro, consciente e eficaz da atenção ao sofrimento psíquico grave, desde os primeiros atendimentos. Nesse período, simultaneamente, desenvolveu uma parceria com a Associação para a Segurança Emocional de Crianças (ASEC). A partir dessa colaboração, desenvolveu atividades preventivas e de intervenção em crise em escolas públicas e privadas nos ensinos Fundamental 2 e Médio.

Os estudos sobre prevenção iniciados em 2003, associados ao interesse de encontrar uma forma simples, porém efetiva para o ensino da psicoterapia, permitiram experimentar com a aplicação da Escuta Focada na Experiência (EFE) em uma nova vertente, voltada para a capacitação de pais, educadores e lideranças organizacionais e institucionais a aplicarem estratégias preventivas de forma prática e direta.

Associações

• Conselho Federal de Psicologia (CFP)
• American Psychological Association (APA)
• International Association of Suicide Prevention (IASP)
• Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS)
• Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP)

Políticas

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